O Children’s day, dia das crianças é muito mais do que uma data simbólica. Para mulheres, mães, cuidadoras e profissionais que atuam com o público infantil, essa data inspira reflexão, acolhimento, criatividade e ação. Neste texto, vamos explorar:
- identidade e origem do “dia das crianças” no Brasil e no mundo
- relatórios emocionais e de empoderamento para mulheres
- ideias práticas e criativas para celebrar com significado
- perguntas para clarear dúvidas reais
- um passo a passo concreto para maximizar impacto pessoal, afetivo e profissional

(foto de Kampus Production – pexels.com)
1. Origem e significado do Children’s Day, dia das crianças
1.1 No Brasil: por que o “dia das crianças” é 12 de outubro?
- A data foi oficialmente instituída no Brasil em 5 de novembro de 1924, por meio do Decreto nº 4.867, que adotou o dia 12 de outubro como a “festa da criança”. Gazeta SP+2Wikipédia+2
- Antes disso, já havia iniciativas regionais e debates sobre infância, inclusive no Congresso Sul‑Americano da Criança, organizado no Rio de Janeiro em 1923, que motivou o deputado Galdino do Valle Filho a propor o projeto. SBT News+2Gazeta SP+2
- Curiosamente, em 1940, o presidente Getúlio Vargas chegou a instituir em lei que o Dia da Criança seria 25 de março, mas essa data nunca entrou em prática no cotidiano. Wikipédia+2Terra+2
- A adoção definitiva de 12 de outubro como data de celebração sobretudo a partir da década de 1950 foi impulsionada por campanhas promocionais de fabricantes de brinquedos (como a Estrela) e empresas que perceberam o potencial comercial da data. EBC+2Época Negócios+2
- Outro fator: 12 de outubro também é feriado de Nossa Senhora Aparecida, o que conferiu à data uma presença institucional mais forte. EBC+1
Portanto, no Brasil, o Children’s Day, dia das crianças carrega uma combinação de motivação social (conscientização da infância), cultural (sincretismo com feriado religioso) e comercial (mercado de presentes) que solidificou sua celebração nas famílias brasileiras.


Compre na amazon.com.br
1.2 No mundo, datas, tradições e variações do Children’s Day
- Internacionalmente, muitos países celebram o Children’s Day em datas diferentes. Em muitos países da Europa, Ásia e África, é comum que seja em 1º de junho chamada “International Children’s Day” instituída por um congresso internacional de mulheres em 1949. Wikipedia+2Encyclopedia Britannica+2
- Outro marco global é o World Children’s Day, instituído pelas Nações Unidas, celebrado em 20 de novembro, em memória da adoção da Declaração dos Direitos da Criança (1959) e da Convenção dos Direitos da Criança (1989). Organização das Nações Unidas+2UNICEF+2
- Em países como o Japão, o Children’s Day é celebrado no dia 5 de maio (Kodomo no Hi). Em ocasiões especiais, usa-se a decoração de koinobori (varetas com bandeiras em forma de carpa) para desejar força e saúde às crianças. Wikipedia+2Encyclopedia Britannica+2
- Na Índia, o Children’s Day é celebrado em 14 de novembro, data do aniversário de Jawaharlal Nehru, que era considerado muito amigo das crianças. Encyclopedia Britannica+1
Essas variações culturais do “Children’s Day, dia das crianças” enriquecem o entendimento global da infância e permitem que mulheres, marcas e comunidades adaptem celebrações conforme seu contexto local e suas referências afetivas.
1.3 Por que celebrar o Children’s Day, dia das crianças além do presente?
Celebrar somente com presentes pode empobrecer o sentido da data. Aqui estão razões profundas para ir além:
- reafirmar o valor da infância como fase de descobertas, acolhimento e identidade
- estimular autoestima e confiança nas crianças por meio de palavras, reconhecimento e escuta
- criar vínculo afetivo genuíno entre mãe‑filho, cuidadora‑criança, comunidade
- gerar experiências transformadoras (arte, leitura, natureza) em vez do consumo material
- usar a data como oportunidade de educação sobre direitos, empatia e cidadania
- para mulheres empreendedoras, usar como momento de engajamento de marca ou causa


Compre na amazon.com.br
2. Público-alvo, mulheres que querem soluções, significado e inspiração
Este post visa especialmente mulheres sejam mães, empreendedoras, criadoras de conteúdo, líderes comunitárias ou interessadas em desenvolvimento pessoal que buscam:
- resolução de problemas emocionais, práticos, estéticos e familiares
- ideias criativas, motivadoras e realistas para desempenhar papéis múltiplos
- conteúdo confiável, com tom de voz acolhedor, especializado e com autoridade
- inspiração para relacionar beleza, autocuidado, autoexpressão e maternidade
Ao longo do texto, você encontrará insights, sugestões concretas, reflexões e recomendações que dialogam com a vida real das mulheres de hoje.
3. Cuidado, autoestima e beleza feminina em torno de “children’s day, dia das crianças”
3.1 A conexão entre autocuidado e presença feminina no dia das crianças
Durante o Children’s Day, dia das crianças, muitas mulheres dividem entre organizar festas, comprar presentes e garantir que tudo saia perfeito. Nesse turbilhão, o autocuidado costuma ficar em segundo plano. No entanto, mulheres que se cuidam física, emocional e energeticamente transmitem calma, segurança e mais presença no momento.
Dicas rápidas de autocuidado para o dia:
- reserve ao menos 15 minutos antes da celebração para respirar, meditar ou ouvir uma música que acalme
- escolha uma peça de roupa ou acessório que te faça sentir bonita e confortável
- prepare uma pequena refeição ou lanche saudável para você mesma
- defina expectativas realistas (não precisa que tudo seja perfeito)
- peça ajuda: dividir tarefas com parceiros, familiares ou amigos
Esses gestos simples engrandecem sua energia, e essa energia reverbera no ambiente familiar, no sorriso das crianças e no resultado da celebração.
3.2 Beleza que comunica amor, ideias criativas ligadas ao tema infantil
Você pode usar o tema do Children’s Day, dia das crianças para criar momentos visuais encantadores:
- maquiagem leve com elementos infantis sutis (ex: delineador com pontinhos coloridos, delineador em forma de estrelinhas)
- penteados que remetam à infância (rabo de cavalo com laços, tranças decoradas, tiaras com flores)
- nail art inspiradas no universo infantil (bonequinhas, corações, animais)
- acessórios sustentáveis ou artesanais (tiaras de tecido, laços feitos à mão)
- kits de beleza “mini” para as crianças brincarem e aprenderem contigo (cremes infantis seguros, pente pequeno, etc.)
4. Educação, brincadeira e desenvolvimento infantil no contexto do Children’s Day, dia das crianças
4.1 Por que brincar importa e como escolher brincadeiras com propósito?
Brincar não é apenas diversão é um pilar do desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança. No contexto do Children’s Day, dia das crianças, usar brincadeiras com propósito amplia o impacto do dia.
Critérios para escolher brincadeiras significativas:
- que estimulem a imaginação e a criatividade
- que promovam cooperação, empatia e diálogo
- que integrem elementos sensoriais (cores, texturas, sons)
- que possam ser realizadas com materiais simples (baixo custo, baixo desperdício)
- que envolvam adultos e crianças juntos, fortalecendo vínculo
Exemplos de brincadeiras criativas:
- caça ao tesouro temático sobre sonhos e desejos (dentro de casa ou jardim)
- “caixa mágica de memórias” escrever desejos ou recados e abrir em futuro
- oficina de miniaturas com recicláveis (casinha de papelão, bonecos de garrafa pet)
- contação de histórias vividas cada participante contribui com um trecho da narrativa
- expressões artísticas pintura com os pés, massinha caseira, colagens sensoriais
Essas brincadeiras têm significado e promovem presença, não apenas entretenimento.

Compre na amazon.com.br
4.2 Educação emocional para mães e filhos
No Children’s Day, dia das crianças, há espaço ideal para cultivar a educação emocional:
- incentive que a criança fale sobre seus sentimentos, expectativas e desejos
- promova o “momento do gratidão” cada um compartilha algo que é grato no outro
- use histórias e metáforas para ensinar resiliência, empatia e autocontrole
- proponha desafios pequenos juntos (ex: resolver um quebra‑cabeça) e valorize a conquista
Esse tipo de interação reforça vínculos afetivos profundos e deixa lembranças emocionais duradouras.


5. Seção exclusiva. “Herança emocional do Children’s Day para gerações futuras”
Esta é uma parte especial e inédita algo que poucas (ou nenhuma) marca de beleza ou maternidade aborda profundamente: a herança emocional intergeracional que uma celebração como o Children’s Day, dia das crianças pode gerar.
5.1 O que é herança emocional e por que importa?
Herança emocional são os padrões de afeto, memórias, crenças e referências que uma geração transmite à próxima. Celebrar o Children’s Day, dia das crianças com presença, afeto e significado cria memórias duradouras, que moldam a autoestima, a segurança e a visão de mundo da criança quando adulta.
5.2 Exemplos de herança emocional positiva
- aquela história inventada juntos que vira carta de memórias
- rituais anuais que passam de mãe para filha
- fotografias e gravações que se tornam objetos afetivos
- lições de gratidão, resiliência, empatia passadas durante o dia
- símbolos pessoais (um jogo, um presente artesanal) que se transformam em tradição
Quando mulheres percebem que sua atitude hoje pode ser um tesouro emocional para os filhos adultos, a dimensão da celebração se torna profunda e estratégica.
5.3 Como construir essa herança emocional no Children’s Day, dia das crianças
- documente o momento, fotos, vídeos, narrativas escritas
- reserve um tempo para revisar memórias desses encontros com seus filhos (em anos seguintes)
- crie álbuns afetivos físicos ou digitais juntos
- mantenha um “diário de gratidão familiar” onde cada ano se adiciona uma página
- desafie-se a variar e inovar nas celebrações mantendo centralidade afetiva


Compre na amazon.com.br
6. Perguntas para mães e mulheres
Aqui estão 10 perguntas frequentes sobre o Children’s Day, dia das crianças
1. Por que o Children’s Day, dia das crianças é celebrado no Brasil em 12 de outubro?
R: Porque o Decreto nº 4.867 de 1924 instituiu oficialmente essa data para celebrar a “festa da criança”. Ao longo dos anos, o comércio e a cultura popular consolidaram esse dia como o Children’s Day / dia das crianças brasileiro. brasilcultura.com.br+3Gazeta SP+3Wikipédia+3
2. Qual a diferença entre Children’s Day e World Children’s Day?
R: O “Children’s Day” refere-se à celebração local em vários países (como 12 de outubro no Brasil, 5 de maio no Japão etc.), enquanto o “World Children’s Day” é a data global promovida pela ONU em 20 de novembro, relacionada à defesa dos direitos da criança. Organização das Nações Unidas+2UNICEF+2
3. Como envolver crianças de diferentes idades no dia das crianças de forma significativa?
R: Ajuste atividades conforme a faixa etária, crianças pequenas adoram sensações e cores; pré-adolescentes valorizam colaboração e autonomia; adolescentes apreciam trocas afetivas e desafios criativos.
7. Curiosidades fascinantes sobre o Children’s Day, dia das crianças
- Você sabia que originalmente o Dia das Crianças no Brasil foi instituído em 1924 por decreto, bem antes de ele se tornar algo comercial? Gazeta SP+1
- Em muitos países, o Children’s Day é em 1º de junho resultado de uma resolução em 1949 por organizações de mulheres. tajmedun.tj+2Wikipedia+2
- No Japão, o dia 5 de maio é celebrado com koinobori (bandeiras em forma de carpa), que representam força e superação. Wikipedia+1
- A ONU celebra o World Children’s Day em 20 de novembro para lembrar a adoção da Declaração dos Direitos da Criança (1959) e da Convenção sobre os Direitos da Criança (1989). Organização das Nações Unidas+1
- Em 2025, edifícios e monumentos em várias cidades ao redor do mundo serão iluminados em azul como símbolo de apoio aos direitos das crianças durante o World Children’s Day. UNICEF
- Algumas culturas celebram “dia das crianças” com kits simbólicos que incluem velas, mensagens e rituais de desejo para um futuro brilhante. tajmedun.tj


8. Mensagens inspiradoras para mulheres no dia das crianças
“Ser mãe, cuidadora e criadora é transformar, com amor e presença, o cotidiano em mágica.”
“No abraço fiel, você constrói autoestima permanente.”
“Cada gesto seu hoje é herança emocional para uma geração.”
9. O poder transformador do “Children’s Day, dia das crianças” para mulheres
Este post foi pensado para que mulheres leitoras reais, com sonhos e responsabilidades encontrem inspiração, solução e motivação para celebrar o Children’s Day, dia das crianças de forma significativa. Ao unir cuidado, autoestima, afeto, educação e empreendedorismo.
Celebre o Children’s Day, dia das crianças com significado, movimento e muito amor
Quando pensamos em celebrar o Children’s Day, dia das crianças, é fácil nos perdermos entre propagandas de brinquedos, filas de loja e aquela correria para “não deixar passar em branco”. Mas e se a gente desacelerar um pouco?
E se, ao invés de presentes caros ou festas mirabolantes, a gente oferecesse tempo, atenção e presença real?
Esse texto é um convite: vamos sair um pouco da internet, desconectar por algumas horas e criar momentos memoráveis com os pequenos que fazem parte da sua vida.
Seja como mãe, tia, irmã mais velha, madrinha, professora ou cuidadora, este dia pode ser simples, divertido e profundamente inesquecível.
1. A verdadeira essência do Children’s Day, dia das crianças
Mais do que uma data comercial, o Children’s Day, dia das crianças deve ser um lembrete daquilo que as crianças realmente precisam:
- espaço para brincar
- liberdade para explorar
- atenção genuína de adultos que se importam
- segurança física e emocional
- e, principalmente, amor em forma de tempo compartilhado
Você pode oferecer tudo isso sem gastar muito. Basta planejar com carinho.


Compre na amazon.com.br
2. Ideias práticas e criativas para sair da rotina e celebrar com significado
Vamos às sugestões? Aqui estão formas reais, possíveis e seguras de comemorar o Children’s Day, dia das crianças com afeto e criatividade:
2.1 Piquenique no parque + mini festa ao ar livre
Leve a festa para fora de casa!
Planeje um dia no parque com:
- toalha no chão
- sanduíches caseiros
- frutas cortadas em formatos divertidos
- suco natural em garrafinhas personalizadas
- e, claro: sorvete, pipoca, algodão doce e cachorro-quente!
Monte uma “barraca de guloseimas” com tudo que uma criança adora. Se não puder comprar pronto, dá pra fazer junto, estourar pipoca em casa, fazer suco com elas, montar o lanche como um jogo.
Dica: leve brinquedos que estimulem o movimento, como bola, corda, bambolê, ou até uma pipa (nunca, jamis usar linha cortante “cerol, linha chilena”).

Compre na amazon.com.br
2.2 Estação de artes e pintura ao ar livre
Estenda uma lona ou lençol velho no chão e crie uma estação de pintura com:
- tintas atóxicas
- pincéis, carimbos, esponjas
- cartolinas e folhas recicladas
- potinhos com água e paninhos para limpar
Deixe as crianças pintarem com as mãos, fazerem seus próprios quadros e se sujarem com alegria. Elas amam!
Importante: roupas velhas, protetor solar, e espaço para lavar as mãos.
2.3 Teatro improvisado com fantoches
Você pode montar um teatrinho com:
- caixas de papelão para o “palco”
- meias velhas transformadas em fantoches
- ou bonecos feitos de colher de pau e retalhos
Crie a história junto com a criança. Deixe que ela invente personagens, falas e finais diferentes.
Dica: grave a apresentação. Pode virar recordação de família.
2.4 Hora da história embaixo da árvore
Leve alguns livros infantis e leia com voz teatral, mudando a voz de cada personagem. Depois, peça para a criança “recontar” a história com as próprias palavras ou desenhá-la.
Essa simples atividade desenvolve vocabulário, imaginação e vínculo afetivo.
2.5 Caça ao tesouro temática
Monte uma caça ao tesouro com pistas simples escondidas no quintal, na praça ou em casa mesmo. No final, pode haver uma “surpresa”: um brinquedo simbólico, um chocolate ou até um certificado de “aventureiro do dia”.
Dica extra: use mapas desenhados à mão. É diversão garantida!


Compre na amazon.com.br
2.6 Dança das gerações
Coloque músicas da sua infância e convide a criança a dançar com você. Depois, ouça as músicas favoritas dela e entre na brincadeira.
Crie coreografias, grave vídeos engraçados e solte o riso. Dançar quebra o gelo, aproxima e gera boas lembranças.
2.7 Mini oficina de culinária divertida
Na cozinha, chame a criança para:
- montar cupcakes
- decorar biscoitos
- montar espetinhos de frutas
- criar “rostinhos” nos pratos com legumes e sementes
As crianças adoram participar de tudo e o que elas preparam, comem com mais gosto!
3. Segurança sempre em primeiro lugar sem desculpas!
Não adianta falar de alegria se não garantimos a segurança dos pequenos. Então, antes de qualquer passeio ou brincadeira, alguns lembretes fundamentais:
Cadeirinha no carro é obrigatória. SEMPRE.
Nada de “mas é só ali”, “rapidinho” ou “pertinho”. Isso não justifica deixar a criança sem cadeirinha ou cinto.
A vida não tem replay.
Se vai sair de carro, cadeirinha adequada à idade e tamanho. Ponto final.


Compre na amazon.com.br
Nunca, nunca mesmo, deixe uma criança sozinha
Nem por dois minutinhos.
- Está no parque? Mantenha a criança à vista.
- Está no banheiro público? Vá junto.
- Vai conversar com outra pessoa? Segure a mão dela.
A infância é responsabilidade nossa.
Verifique sempre o local
Antes de ir ao parque, praça ou qualquer espaço público:
- veja se há outras famílias no local
- cheque se há seguranças ou policiamento
- evite lugares desertos ou mal iluminados
- leve água, protetor solar, repelente e álcool em gel
E jamais confie em brinquedos quebrados ou estruturas que parecem perigosas. Teste antes.

Compre na amazon.com.br
Respeite a faixa etária de filmes, vídeos, aplicativos
Nada de “ah, ela não entende mesmo” ou “é só um desenho”. Conteúdo inapropriado afeta, sim, a mente da criança.
Se for mostrar algo, assista antes. Verifique a classificação e converse sobre o que estão vendo.
4. O que realmente marca uma criança?
Não é o presente mais caro, nem o brinquedo mais moderno.
É o tempo junto. O riso compartilhado. A pipoca estourando na panela. A bicicleta no parque. O suco que virou guerra de canudinho. O abraço no final do dia.
É a sensação de que ela é amada, protegida e importante.
5. Para as mulheres que cuidam, um lembrete do seu valor
Você que:
- acorda cedo pra preparar tudo
- planeja cada detalhe do lanche
- pesquisa o melhor brinquedo
- estuda conteúdos saudáveis
- cuida da roupa, do horário, do coração da criança…
Você é gigante.
Mesmo que nem sempre digam. Mesmo que ninguém veja tudo.
Saiba que seu esforço molda memórias e forma futuros.
Obrigada por ser presença na vida de uma criança.


Compre na amazon.com.br
6. Ideias bônus para o Children’s Day, dia das crianças
- preparar uma “caixa do tempo” com cartinhas e desenhos para abrir no ano seguinte
- montar um álbum instantâneo do dia, com fotos polaroid ou impressas
- escrever juntos “10 coisas que a gente ama fazer juntos”
- pintar camisetas com tinta de tecido, criando “looks do dia das crianças” personalizados
- fazer uma fogueira de marshmallow em casa (no forno ou grill) com história de terror boba
- montar uma barraca com lençóis na sala e dormir ali, em acampamento indoor
7. O que realmente importa
Celebrar o Children’s Day, dia das crianças é lembrar que:
- infância é urgente
- o tempo passa rápido
- e aquilo que é feito com amor nunca se perde
Mais do que um presente bonito, dê à criança um dia inteiro com você. Brinque, corra, abrace, cante, ria alto. Vá ao parque. Tome sorvete. Segure a mão. Ensine a atravessar a rua. Mostre o valor da gentileza.
E, acima de tudo, nunca nunca mesmo tire os olhos da criança.
Porque cuidar é amar. E amar é estar junto, com intenção.


Compre na amazon.com.br
Se esse conteúdo tocou seu coração, compartilhe com outras mulheres.
E se quiser mais ideias, dicas e inspiração, acesse: www.trichos.com.br
Feliz Children’s Day, dia das crianças!
15 Perguntas sobre o Children’s Day, dia das crianças
1. When is Children’s Day celebrated in the U.S.? Quando é comemorado o dia das crianças nos Estados Unidos?
Nos Estados Unidos, o Children’s Day não tem uma data única nacionalmente reconhecida, mas muitas comunidades celebram no segundo domingo de junho. A data foi popularizada por grupos religiosos e educacionais.
No Brasil, o dia das crianças é oficialmente comemorado em 12 de outubro, junto com o feriado de Nossa Senhora Aparecida.
2. O Children’s Day é levado a sério nos Estados Unidos?
Sim e não. Embora não seja um feriado nacional, o Children’s Day é celebrado por muitas escolas, igrejas e famílias como uma oportunidade de honrar a infância. Ele vem ganhando força como um momento para reforçar o bem-estar das crianças.
Algumas famílias usam a data para conversar sobre saúde mental, educação, e tempo de qualidade com os filhos.
3. What are some common ways American families celebrate Children’s Day? Quais formas as famílias americanas usam para celebrar o dia das crianças?
Nos EUA, as celebrações são geralmente mais intimistas. Algumas ideias:
- Family picnics no parque
- Atividades de arte em casa
- Volunteer work em abrigos infantis
- Movie nights com os filmes preferidos das crianças
- Cartinhas ou certificados celebrando os talentos e qualidades da criança
A ênfase é em experiências compartilhadas, mais do que em presentes caros.


Compre na amazon.com.br
4. Como posso celebrar o Children’s Day, dia das crianças sem gastar muito?
Aqui vão ideias simples e criativas:
- Piquenique no parque com lanches caseiros
- Oficina de pintura com tinta guache e papel reciclado
- Cinema em casa com pipoca
- Sessão de fotos divertida no quintal
- Escrever uma carta de amor para seu filho
Criar memórias custa pouco, mas vale muito.
5. What are age-appropriate Children’s Day activities? Quais atividades são adequadas para cada faixa etária?
- Bebês (0-2 anos): brincadeiras sensoriais com tecidos e cores
- Crianças pequenas (3-6): caça ao tesouro, pinturas, músicas
- Pré-adolescentes (7-12): jogos ao ar livre, experiências científicas caseiras
- Adolescentes: maratona de filmes, culinária juntos, jogos de tabuleiro
Dica: sempre adapte a atividade aos interesses da criança não à expectativa do adulto.

Compre na amazon.com.br
6. How can I make Children’s Day meaningful beyond gifts? Como tornar o dia das crianças especial sem focar só em presentes?
- Dedique o tempo todo a ela no dia
- Cozinhem algo juntos
- Façam uma caminhada e conversem
- Escreva uma mensagem de gratidão para seu filho
- Permita que a criança decida o roteiro do dia
Lembre-se: presença é o maior presente.
7. Children’s Day é uma boa chance para ensinar valores?
Com certeza! Aproveite o Children’s Day dia das crianças para:
- Falar sobre empatia
- Ensinar o valor da gratidão
- Mostrar como cuidar do próximo
- Praticar a escuta ativa
- Criar um ambiente de respeito e afeto
O momento ideal para ensinar é quando há conexão emocional.
8. Is it common to have Children’s Day at school in the U.S.? É comum o dia das crianças nas escolas dos EUA?
Sim, especialmente em escolas com projetos educacionais voltados ao bem-estar infantil. Algumas realizam:
- Assemblies para celebrar os alunos
- Atividades de artes e cultura
- Eventos com os pais
- Palestras sobre direitos das crianças
A escola é parte importante do desenvolvimento emocional da criança.
9. Posso envolver a comunidade no Children’s Day?
Sim! E isso faz a celebração ainda mais especial. Você pode:
- Criar um evento comunitário em uma praça
- Organizar doações para famílias vulneráveis
- Convidar outras mães para um dia de brincadeiras coletivas
- Promover um mural com desenhos das crianças do bairro
Comunidade engajada fortalece os vínculos sociais e ensina solidariedade.
10. What safety tips should I follow for outdoor Children’s Day celebrations? Quais cuidados devo ter para festas ao ar livre no dia das crianças?
- Leve sempre protetor solar e repelente
- Hidrate a criança com frequência, não esquecer da água
- Nunca a deixe sozinha em nenhum momento
- Confira a estrutura dos brinquedos
- Use cadeirinha no carro, SEMPRE (sem desculpas!)
Segurança nunca é exagero é cuidado real.
11. Que tipo de lanche saudável posso oferecer numa celebração simples?
Algumas sugestões práticas:
- Sanduíches naturais
- Espetinhos de frutas
- Biscoitos caseiros com aveia
- Suco natural
- Pipoca sem manteiga
Tudo isso é saudável e ainda pode ser preparado com a criança.
12. How to involve fathers or other caregivers in Children’s Day? Como envolver pais e cuidadores no dia das crianças?
- Delegue tarefas específicas: “Você cuida do lanche!”
- Faça a criança convidar a pessoa
- Proponha atividades em duplas
O envolvimento paterno é essencial para o equilíbrio emocional infantil.
13. Children’s Day pode ser usado para ensinar diversidade cultural?
Sim! Algumas ideias:
- Mostrar como o Children’s Day é celebrado em outros países
- Fazer uma receita típica de outro país com a criança
- Ler um livro infantil com personagens de outras culturas
- Fazer um “mapa do mundo das crianças”
Isso amplia o olhar da criança e promove empatia.
14. Como tornar o Children’s Day inesquecível?
- Crie um ritual anual (como um café da manhã especial ou uma caminhada juntos)
- Faça uma cápsula do tempo com desenhos e recados
- Grave um vídeo com mensagens da família
- Permita que a criança seja a “rainha/rei do dia”
As memórias registradas são presentes que duram.
15. What’s the most important thing to remember on Children’s Day? O que é mais importante lembrar no dia das crianças?
Mais do que presentes ou eventos caros, o essencial é estar presente, com o coração e a mente voltados à criança.
Dê atenção, afeto, proteção, risadas e espaço para ela ser quem é.
O que celebridades falam (sobre infância, crianças, ser mãe, cuidado, etc.)
- Farhan Akhtar, numa publicação de Children’s Day, ele postou fotos das filhas e escreveu: “A world in which they can stay curious and always smiling. We owe them that much at least.” newsroompost.com
- Shilpa Shetty, ela escreveu no Instagram: “Always keep the child in you alive! Happy Children’s Day!” India TV News+1
- Mira Rajput Kapoor, numa homenagem, compartilhou fotos da filha e disse: “The light of our lives, Happy Children’s Day today and every day my babies…” newsroompost.com
- Hansika (celebridade indiana), escreveu algo como, “Childhood is about innocence and playfulness, it is about joy and freedom.” India Forums
- Mohanlal, em mensagem de Children’s Day, celebrou o futuro das crianças, afirmando que elas são o alicerce de uma nação melhor. India Forums
Brinquedos, idade Ideal e o poder do exemplo, o que dizem os especialistas
Quando falamos de presentear uma criança, especialmente em datas como o Children’s Day, dia das crianças, escolher o brinquedo certo não é só questão de gosto ou moda, é também responsabilidade. Especialistas em desenvolvimento infantil afirmam que o brinquedo deve se adequar à idade, promover aprendizagem, criatividade e segurança e que nós, adultos, damos o exemplo mais valioso de todos quando brincamos junto, ensinamos, mostramos limites, regras, cuidado.
A seguir, o que as pesquisas e publicações especializadas dizem sobre brinquedos, idade, brincar e o poder do exemplo.
1. O que os especialistas falam sobre a idade ideal para brinquedos
1.1 Faixas etárias e tipos de brinquedo
De acordo com o relatório Selecting Appropriate Toys for Young Children in the Digital Era da American Academy of Pediatrics, os brinquedos apropriados ao desenvolvimento além de seguros ajudam em diversos domínios: cognitivo, motor (fino e grosso), social-emocional, linguagem. Publicações AAP+1
Alguns exemplos práticos de brinquedos segundo faixa etária:
- 0‑2 anos (bebês e primeiros passos): brinquedos sensoriais, macios, que estimulem os sentidos da visão, audição, tato. Brinquedos grandes o suficiente para não apresentarem risco de engasgo, com partes fixas, sem pequenos componentes soltos. nationwidechildrens.org+2playsafe.org+2
- Crianças de 2 a 5 anos: brinquedos de imitação (bonecas, panelinhas, carriolas de brinquedo), jogos simples, blocos grandes, brinquedos que permitam manipulação de peças (mas peças não muito pequenas), livros ilustrados, quebra‑cabeças fáceis. crs.org+3nationwidechildrens.org+3PMC+3
- Idade escolar (6‑9 anos): jogos mais complexos, atividades que exigem mais coordenação, criatividade, regras, exploração; brinquedos modulares, construção (LEGO, blocos de montar), kits de artes, jogos de tabuleiro. Publicações AAP+3playsafe.org+3PMC+3
1.2 Importância de “idade recomendada” nos rótulos
Especialistas alertam para sempre verificar os rótulos dos brinquedos eles trazem indicações como “não recomendado para menores de 3 anos” ou símbolos que indicam para qual faixa etária o brinquedo é seguro. Isso existe para evitar riscos como engasgo, ingestão de peças pequenas, fios muito longos, baterias, etc. nationwidechildrens.org+2playsafe.org+2
Também há um estudo importante: Children’s Utilization of Toys is Moderated by Age‑Appropriateness… (PMC / NIH) que mostra que crianças costumam usar melhor os brinquedos que são apropriados à sua idade (eles aproveitam melhor), enquanto brinquedos para idades mais velhas podem ser menos adequados em complexidade e segurança. PMC
2. Segurança, riscos, e o que evitar
Especialistas e órgãos de segurança infantil destacam os seguintes pontos:
- evitar brinquedos com partes pequenas para crianças menores de 3 anos, risco de engasgo. nationwidechildrens.org+2European Commission+2
- evitar cordas, fios ou tiras longas em brinquedos para crianças pequenas, podem causar estrangulamento. nationwidechildrens.org+1
- uso de materiais não tóxicos (tintas, plásticos) para brinquedos, especialmente os que vão para a boca ou que ficam em contato direto com pele. childcare.extension.org+1
- verificar estado do brinquedo: brinquedos quebrados, lascas, bordas afiadas ou mecanismos soltos representam risco. childcare.extension.org
- supervisionar sempre, especialmente com brinquedos novos ou de características diferentes. O adulto deve observar o uso, explicar como brincar, não deixar a criança sozinha com brinquedos que possam apresentar risco. nationwidechildrens.org+1
3. Brincar é essencial, por que crianças têm que brincar (e como o exemplo da adulta importa)
3.1 Benefícios do brincar
Especialistas afirmam que brincar:
- estimula o desenvolvimento motor fino e grosso (andar, correr, segurar objetos, montar peças) Publicações AAP+1
- contribui ao desenvolvimento da linguagem, narrativas, comunicação, especialmente quando a criança brinca com adultos ou outros pares, e há uso de brinquedos que estimulam imaginação, contação de histórias, jogos simbólicos. Publicações AAP+1
- favorece habilidades cognitivas como resolução de problemas, atenção, persistência, através de quebra‑cabeças, blocos, jogos com regras. PMC+1
- promove o desenvolvimento emocional e social: aprender a compartilhar, cooperar, negociar regras com outras crianças, lidar com frustrações. Publicações AAP+1
3.2 O poder do exemplo: adultos que brincam, que orientam, que participam
Muitas publicações de pediatria e psicologia infantil enfatizam: a criança aprende não só pelo que é dito, mas pelo que é vivido. Ver os adultos brincando, interagindo, lendo, pintando, participando do momento de brincar, transmite:
- segurança e confiança para a criança explorar
- modelos de comportamento: observar como se expressar, como lidar com regras, como criar narrativas
- reforço emocional: sentir que sua curiosidade, suas ideias, seus gestos são valorizados
Além disso, brinquedos não são apenas para entreter, mas para aproximar adultos e crianças. Quando o adulto participa, o brincar deixa de ser passivo e torna-se um canal de afeto, ensino e vínculo. Publicações AAP
4. O que especialistas recomendam que seja feito na prática
Aqui vão passos práticos, baseados nas recomendações de especialistas, para escolher brinquedo e usar o brincar como ferramenta de ensino e exemplo:
- Pesquisar o rótulo antes de comprar
Verificar a faixa etária, avisos de segurança, se o brinquedo é certificado por normas reconhecidas (por exemplo, ASTM nos EUA, selo CE na Europa) para garantir segurança. - Observar os interesses da criança
Nem toda criança do mesmo número de anos se desenvolve da mesma forma. Verifique habilidades motoras, interesse por construção, por histórias, por arte. Escolha brinquedos que se alinhem com isso. - Alternar brinquedos mais estruturados e brincadeiras livres
Um brinquedo que ensine algo (quebra‑cabeça, livro, jogo) + momentos de deixar a criança explorar com objetos simples, com criatividade (caixas, material reciclado, papel, etc.). - Participar sempre
Brincar junto, conversar sobre o que está sendo feito, contar histórias, incentivar imaginação. Servir de modelo, mostrar como respeitar regras, como cuidar do brinquedo, como dividir com outros. - Manter os brinquedos em bom estado
Verificar periodicamente se há peças soltas, pontas afiadas, se algo se danificou, descartar ou consertar. - Segurança em primeiro lugar
Sempre supervisionar, usar cadeirinha/cinto se for transportar, escolher local seguro, evitar brinquedos com riscos invisíveis (baterias pequenas que podem engolir, partes afiadas, tinta tóxica, plásticos fracos). - Educar pelo brincar
Aproveitar o momento de brincar para ensinar valores: paciência, partilhar, cuidar, criatividade, responsabilidade.
5. Exemplos de publicações e especialistas
- American Academy of Pediatrics, seu relatório Selecting Appropriate Toys for Young Children in the Digital Era é uma referência para entender como brinquedos devem ser pensados para cada idade, como promover interações entre cuidador e criança e evitar brinquedos prejudiciais. Publicações AAP+1
- PMC / NIH, estudo “Children’s Utilization of Toys is Moderated by Age‑Appropriateness, Toy Category, and Child Age” mostra como crianças de diferentes idades usam brinquedos diferentes, e como brinquedos apropriados à idade permitem mais aproveitamento no brincar. PMC
- StayWell Company / Nationwide Children’s Hospital / recursos educativos de segurança de brinquedos orientações práticas de como escolher brinquedos seguros, o que evitar, como supervisionar, etc. nationwidechildrens.org+2playsafe.org+2
6. O que vale lembrar
- Idade ideal importa: escolher brinquedo que se adeque ao estágio de desenvolvimento da criança garante melhor aproveitamento, mais aprendizado, menos riscos.
- Segurança é prioridade: rótulos, design, material, supervisão nada disso pode ser negligenciado.
- Brincar é ensinar: adultos dão exemplo ao brincar, orientando, participando, mostrando cuidado, paciência, afeto.
- Valor não está no preço: o melhor brinquedo não precisa ser caro brinquedos simples, criativos e bem escolhidos podem trazer muito mais valor afetivo, educativo e emocional.